Como eliminar o estresse?

Nós pensamos que é brincadeira, mas é muito importante estarmos atentas à esses sinais do nosso organismo.

O ápice do meu nervosismo causou a inflamação de todos os furos das minhas orelhas. Ficou muito feio, muito machucado e tive até que tomar anti-inflamatório para sarar. De acordo com meu médico, essas foram as formas do meu organismo reagir aos constantes estímulos causados pela adrenalina. Pele oleosa, baixa imunidade, perda de vitaminas e por ai vai. Por isso é essencial saber respeitar os limites do nosso corpo. Posso comprovar para vocês: as inúmeras noites que passei estudando, não ajudaram em nada na hora de colocar na prova o que aprendi, pelo contrário. Na hora da prova eu estava exausta, cansada e sem atenção. Enfim tudo está voltando aos seus lugares, mas acho interessante alertar, principalmente à quem vive nesse estresse de faculdade e estagio, como eu.

Trouxe algumas dicas que acabaram dando certo na hora de me organizar e evitar mais neurose:

1- Otimize suas horas: Aproveite o pique no dia e faça tudo o que precisa fazer, deixe para descansar durante a noite. 

2- Planeje todas as tarefas do dia seguinte antes de ir para a cama, assim ficará mais fácil saber o que é preciso fazer. Conte com a ajuda de um caderninho ou celular, este até poderá te alertar do que tem que fazer em determinada hora. 

3- Aproveite o final de semana para organizar o que você já sabe que terá que fazer, durante o resto da semana. Depois, é só ir acrescentando com o passar dos dias, outras tarefas que forem aparecendo.

4- A noite é feita para dormir, principalmente quando se estuda. Corte programas noturnos que podem gerar cansaço, perda de sono ou sono em demasia. Estipule um horário certo para dormir, lembrando que o nosso corpo necessita de pelo menos 8 horas de descanso. Deixe as festinhas e baladas para curtir depois desse período difícil.

5- Se você tem namorado, ficante, é casada, juntada ou afins, converse com seu companheiro(a) e deixe claro que os próximos dias serão difíceis. Mergulhar nos estudos e trabalho e se afastar no parceiro(a) sem aviso prévio, pode fazê-lo achar que está sobrando ou incomodando. Ou até mesmo trazer brigas e inconvenientes para o casal.

6- Essa dica é muito conhecida, mas quase ninguém segue. Gente, estudar umas 2 semanas antes da prova tira um peso enorme das costas. Principalmente se você faz mais de uma matéria por dia na faculdade ou na escola. Ter que estudar para duas ou mais matérias, tendo prova no dia seguinte é uma tarefa árdua e praticamente impossível, principalmente se você não está por dentro do conteúdo da disciplina. Lembre-se que um dia tem 24 hrs, e não é porque você precisa estudar que ele passará a ter 48 hrs.

7- Fique de olho na alimentação. Quando estamos muito ocupados tendemos a comer disparadamente e na maioria das vezes optamos por alimentos nada saudáveis. Se você não terá tempo de sair do trabalho na hora do almoço, leve um marmita de casa. Acha que é coisa de pobre? Melhor pobre e saudável do que rica e hipertensa né! Leve em consideração que nesses momentos o nosso organismo precisa de uma alimentação saudável, rica em vitaminas e ferro, para poder aguentar a barra.

8- Respeitar os horários das refeições é fundamental. Quando nós não regulamos nosso horários de café da manhã, almoço, jantar e lanches, a tendência é sentir fome e ansiedade o tempo todo. O estresse, por si só, já causa ansiedade. Parece que o estomago cria um buraco negro, e a vontade de comer é incessante.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Coisas de Mulher © 2011 | Designed by Ibu Hamil, in collaboration with Uncharted 3 News, MW3 Clans and Black Ops